Olá de novo. Então esse é o primeiro dos Qasir Updates, em que iremos atualizá-los a respeito do que está acontecendo durante o desenvolvimento do nosso atual projeto. Nessa iteração inaugural, responderei algumas perguntas sobre o projeto e nos próximos posts irei trazer notícias sobre o estado em que ele se encontra, semelhante aos nossos Tsar Updates. Então, sem mais delongas, vamos para as perguntas:
Qual tipo de jogo é o Qasir?
Qasir é o prólogo para o Tsar Projeto. Conta uma história mais antiga sobre o nosso protagonista invisível e é uma introdução às mecânicas e aos temas que serão trabalhados mais profundamente no Tsar. O jogo é um stealth action-adventure, tendo lugar numa noite tenebrosa na Síria do século 12. O jogo possue um personagem invisível que deve matar 3 alvos antes do amanhecer enquanto evita ser detectado. Apesar de invisível aos olhos humanos, nosso protagonista pode ser coberto em partículas que podem ser vistas por guardas (tais como o sangue de suas vítimas) e ainda emite sons que atraem a atenção. O jogo lida com aspectos importantes da personalidade desse personagem, sendo o de alguém que toma riscos, sempre procurando o melhor resultado de qualquer situação, mesmo quando esta é acompanhada de grandes riscos e problemas em caso de erros.
Qual grande/comprido o jogo vai ser?
Nós não estamos chamando o jogo de prólogo por nada. Seu tamanho pode ser comparado ao de um capítulo longo em um jogo indie completo como o que o Tsar Projeto será, ou com uma dungeon de Zelda. Então não será super pequeno ou bite-sized, mas também não será particularmente comprido ou “full-sized” como poderia parecer.
Quando ele será lançado, exatamente?
Pela primavera de 2011 (para aqueles no hemisfério sul). O jogo deve estar disponível no começo ou meio de Setembro.
O jogo será lançado gratuitamente? / Quanto ele irá custar?
É nosso primeiro projeto comercial, então não será gratuito. Ele irá custar 5 dólares, o que consideramos um preço justo para um jogo com esse escopo.
Por que vocês escolheram desenvolver o Qasir no momento, ao invés do Tsar ou Mnemons?
Serei sincero nessa. Nós atualmente estamos em uma encruzilhada com a Aduge. Precisamos entregar projetos, e projetos de nível comercial. A maioria de nós graduou-se recentemente da universidade, e estamos mais do que nunca dispostos a terminar e entregar nosso projetos e vendê-los. Nós começamos a exercitar essa mentalidade de entregar, alcançar o fechamento do projeto, com Semblante e Mnemons, dois experimentos de três semanas bastante curtos. No entanto, nessa limitação de tempo nós não podíamos entregar um produto comercial e bem fechado, considerando nosso atual nível de habilidade em desenvolvimento de jogos. Qasir é um meio termo. É um projeto alcançável e curto, que terá tempo suficiente de polimento a fim de garantir um produto comercial e também serve como um bom teste para o Tsar Projeto, que é maior em escopo.
Quais engines/ferramentas vocês estão usando nesse projeto?
Até agora nós usamos a excelente Construct da Scirra tanto em Mnemons quanto no Semblante. É a ferramenta perfeita para projetos curtos e protótipos, mas não dá exatamente conta para um projeto maior e de um time de 6 como o Qasir. Então, para o projeto Qasir nós escolhemos usar a Unity 3D como nossa engine. Ela é muito poderosa e fácil de usar, o suficiente para nós entregarmos um produto finalizado com as características que estamos querendo para ele. Ao mesmo tempo, nós ainda estamos usando a Construct para prototipagem rápida e testar nossas idéias de mecânicas e level design.
Você pode expor uma breve linha do tempo do projeto até agora?
Iniciamos o projeto no começo de Março com a fase Direct, ou Conceitualização, onde decidimos usar uma história prévia do protagonista do Tsar Projeto para nosso jogo. Essa fase foi caracterizada pela escolha do tema: Gambito, e pela criação de uma direção conceitual/criativa para cada faceta do jogo, de sound design para o design do jogo em si. Foi durante essa fase que decidimos pelas mecânicas principais, o cenário e o contexto do jogo.
Depois disso, pelo fim de Março, entramos na fase de Design, ou Pre-Produção, onde todos, com a direção criativa em mente, começaram o design dos componentes do jogo, regras, narrativa e representação enquanto um protótipo rápido em Construct foi criado para testar os elementos que já estavam previstos. Nessa fase nós também nos aclimatamos com a Unity 3D e resolvemos como iríamos implementar todos os assets e features no software final.
Pelo meio de Abril nós entramos na fase atual, Develop ou Produção, em que produzimos e implementamos os assets visuais, efeitos sonoros, level deseign, etc. ou seja, todo o conteúdo do produto final. Nós estamos aproximadamente na metade da fase de desenvolvimento, procurando alcançar um Alpha jogável antes de 31 de Maio, a fim de submeter o jogo ao festival Indiecade.
Bem, esse foi um post longo. Esperem notícias menores da próxima vez, com mais coisas para ver ao invés de coisas para ler. Nos vemos em breve!