Depois de 11 meses trabalhando no Tsar Projeto estamos chegando ao “fim” da Pré-Produção. A Pré-Produção consistiu em uma fase de descobrimento, talvez a primeira abertura de um processo double diamond, que de certo modo valida a Conceituação.
O que deve marcar o começo da Produção é um ponto onde não temos mais dúvidas e podemos começar a trabalhar na versão “final” do jogo, sem ficar dando voltas de como fazer e qual a melhor maneira de realizar algo e sem mais nenhum aumento de escopo.
No Planejamento da Produção nos reunimos para responder à todas as perguntas que os nossos testes e experimentos não conseguiram resolver 100% e que nossos testes e experimentos levantaram ao invés de sanar. O resultado do planejamento foi excelente. Mais detalhes… contamos nos próximos capítulos!
Por sinal, quem vos fala é Marcel Pace, produtor executivo do Tsar Projeto. (Posto pouco… Sabe com é, som, música, gestão de projetos e gestão de processos… kinda busy here, hehe! )
Nós estamos entrando em Planejamento de Produção do Tsar Projeto. Mais informações em breve.
Nós finalmente estamos de volta do Global Game Jam e orgulhosamente apresentamos o resultado do nosso esforço de 48 horas: Semblante.
O jogo ainda está um pouco incompleto do jeito como está agora, mesmo tendo um começo e um final, já que precisamos trabalhar em algumas das mecânicas, na implementação de vários assets e o level design geral. Semblante também é bastante simples, você controla Jung dentro da sua mente enquanto ele procura por sua própria identidade (representada por uma máscara) enquanto evita as sombras que o cercam. A metáfora é óbvia e não irei me demorar mais nela.
As mecânicas são bastante simples. Jung tem 4 mecânicas. Ele pode se mover, pular, brilhar e gritar. Para brilhar o personagem precisa ficar em um dos raios de luz para carregar o seu corpo. Jung brilha por um tempo limitado de tempo, e enquanto irradia luz as sombras são repelidas. Jung também pode usar seu brilho remanescente para gritar e atrair as sombras para si. Nós temos vários bugs para arrumar, mas as mecânicas core estão todas lá.
O pessoal da PUCPR (nós estamos à direita, de “uniforme”)
Deixando o jogo de lado e falando sobre o Jam em si. Foi uma experiência muito gratficante (e exaustiva) participar do Global Game Jam. As mãos extras foram cruciais para o jogo chegar nesse ponto. Em nome do time eu gostaria de agradecer ao Flor, Santo, Paulo e Rossato pelos seus esforços e dedicação durante o Jam. Nós também gostaríamos agradecer a Bruno Campagnolo por organizar o local do Jam e pelos refrigerantes e esfihas free. Nós iremos participar novamente ano que vem!